São vários programas instalados no Linux, com atividades que podem ser trabalhadas a partir dos dois anos de idade e séries iniciais.
DVDs
Caminho a seguir:
Menu / Ministério da Educação / Dvd Escola
Dvd 22 / Índios do Brasil
01, Quem são eles?
É importante trabalhar com os alunos de 3º a 4º série, na disciplina de Estudos Sociais, principalmente no Dia do Índio, utilizando este vídeo como incentivo da aula, após fazer uma reflexão com alunos:
- Qual é o conhecimento que as pessoas tem sobre os índios?
O que a maioria das pessoas de vários estados do Brasil aprenderam sobre os indígenas?
Muitos índios que saem das suas aldeias vão para outras áreas esquecem da sua origem? Por quê?
Fazer uma comparação da cultura dos índios de antigamente e da atualidade.
Antigamente:
->Usavam penas, cocares, arco e flecha para a caça e pesca, moravam em ocas.
Atualmente:
-> Trabalham, têm carro, moram em casas, usam roupas, realizam cursos universitários.
Comentar que, atualmente, existem cerca de 350,000 índios em todo o Brasil em 200 culturas.
É importante ressaltar que a população indígena tem aumentado bastante, passando a ocupar muitas terras.
DVD 02 / Deficiência Física
-> 01, Apenas Diferentes
Este vídeo pode ser trabalhado com alunos de 2º a 4º série.
Em que o professor indagará os alunos:
O que é ser deficiente?
Quais são algumas maneiras para prevenir a deficiência?
(Que as gestantes façam o pré-natal, evitem o tabagismo, não tomem medicação sem receita médica).
O que é um deficiente hemiplégico, paraplégico e tetraplégico?
HEMIPLÉGICO (a parte direita do corpo paralisada)
PARAPLÉGICO (membros superiores paralisados)
TETRAPLÉGICO (membros inferiores e superiores paralisados)
É importante que o professor explique o que é deficiência física, pois geralmente nas turmas há alunos portadores de necessidades especiais e relatar que ele também precisa de cuidado, atenção e carinho como todos os outros.
-> 03, Escola: A Primeira Aventura
Este vídeo é direcionado ao trabalho dos professores com alunos portadores de necessidades especiais.
Muitos professores tem medo de trabalhar com alunos deficientes por não possuirem qualificação necessária para desempenhar um bom trabalho.
É imprescindível o papel do professor no ensino-aprendizagem. Para isso, ele deve ser flexível, autêntico, disposto e criativo na elaboração de atividades, como, por exemplo, auxiliar o aluno deficiente a recortar, utilizar fita durex para fixar a folha de ofício que o aluno for desenhar, colocar ele sentado na classe à frente, segurar na mão, integrar nas diversas atividades motoras, também estimular bastante. Sensibilizar os colegas para que o ajudem e não o descriminem.
-> 04, Bem Além dos Limites
O professor nunca deve limitar a capacidade do aluno portador de necessidades especiais, pois este precisa de apoio e atenção.
Muitas escolas não estão adaptadas para receber alunos deficientes, com rampas, portas largas, mas o aprendizado não é impossível.
É importante a utilização de computadores, em que as teclas tenham dispositivos para que o aluno deficiente possa manuseá-lo.
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário